Psicanálise Integrativa

Como as terapias alternativas se relacionam com a psicanálise?

A psicanálise tem uma grande importância enquanto campo teórico e na prática clínica. Ao longo de sua existência, tem ajudado pessoas a lidarem com seus conflitos psicológicos e vencer traumas. Hoje, podemos nos deparar com um novo cenário: a combinação de terapias alternativas e psicanálise.

Conforme a sociedade avança e, consequentemente, cultura, educação e conhecimento científico se transformam, novos métodos terapêuticos surgem, assim como novas associações ente métodos, enriquecendo ainda mais a área clínica.

Neste artigo, falaremos sobre as principais terapias alternativas que estão sendo associadas à psicanálise, mostrando de que forma elas atuam juntas para o desenvolvimento pessoal de indivíduos.

Continue acompanhando o conteúdo e veja como essa união pode trazer benefícios!

Terapia de regressão de memória

Técnica bastante utilizada para o tratamento de traumas, fobias e, em alguns casos, até dores físicas de pacientes, a terapia de regressão é, atualmente, apresentada como uma solução possível para problemas emocionais, físicos e até mesmo sociais.

A regressão de memória acessa vivências do passado e o paciente relembra e vivencia todos os fatos que ocorreram em seu passado e que estão atrapalhando sua vida no presente.

Como sabemos, a psicanálise clínica se baseia na fala do paciente, por meio da qual ele pode acessar seu conteúdo consciente ou inconsciente e, assim, ressignificá-lo. Porém, diante de uma resistência muito forte, técnicas que tragam um rebaixamento da censura, como a regressão, podem auxiliar para esse processo ocorrer.

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica milenar que se baseia em princípios da sabedoria oriental, como a união entre corpo e mente, e a existência de energia.

Teóricos de áreas como a Psicologia traçam uma relação entre o conceito de libido postulado por Freud e o de energia da tradição ocidental, embora ambas não signifiquem a mesma coisa.

Enxergando o corpo como uma unidade, isto é, corpo, mente e alma como uma só coisa, a acupuntura se torna uma aliada de tratamentos psicanalíticos no sentido de trazer luz a possíveis origens de conflitos e sofrimentos, interpretando a saúde em sua totalidade.

Embora seu potencial ainda não seja totalmente reconhecido na medicina ocidental, a terapia já vem sendo defendida por conselhos que regulamentam profissões, como no caso do Conselho Federal de Psicologia, que defende a regulamentação da prática na área de saúde.

Hipnose

A hipnose já possui uma relação antiga com a psicanálise, tendo sido até mesmo utilizada por Freud durante um tempo e, logo depois, abandonada por ele, que preferiu tratar o paciente acordado.

A grande questão da hipnose é mais ou menos como a regressão de memória, em que há maior facilidade de acessar conteúdos traumáticos devido ao fato de o paciente estar em um estado passivo, sem que seus mecanismos de defesa atuem no pensamento e fujam de fatos e memórias.

Em todos os casos, o intuito de associar terapias alternativas e psicanálise, cujo método é apoiado na fala e na interpretação de sonhos, é de recorrer a técnicas que possam ampliar ainda mais a compreensão sobre os conflitos analisados.

Tem mais interesse em saber como funciona essa união entre terapias alternativas e a clínica psicanalítica? Entre em contato conosco e conheça os nossos cursos na área!

Conheça nossos cursos EAD

Sobre o autor

SBPI

Comentário