Psicanálise Integrativa

O que diz a psicanálise sobre a síndrome do ninho vazio?

Processos dolorosos entre pais e filhos são comuns em toda família, por mais que os relacionamentos sejam saudáveis e felizes. Não à toa, a síndrome do ninho vazio é um termo que vem se popularizando mais a cada dia, e representa um sintoma do comportamento contemporâneo dentro dos núcleos afetivos.

Toda mudança, inevitavelmente, provoca transformações nos laços familiares. Por isso, quando um filho ou uma filha sai de casa, é natural que os sentimentos dos pais sejam afetados. Os hábitos de convivência precisam, então, ser vistos por outra perspectiva, associados a coisas boas e positivas.

Você sabe como a psicanálise pode auxiliar nesse processo de transformação? Acompanhe o nosso post para saber!

O que é a síndrome do ninho vazio?

O termo surgiu para caracterizar os sentimentos de tristeza e solidão associados à saída de um membro da família de casa — geralmente os filhos.

Tais momentos costumam acontecer em uma etapa evolutiva normal no curso de amadurecimento, quando os filhos entram na universidade, consolidação de um emprego ou casamento, por exemplo.

Quais são as consequências?

Dentre as manifestações causadas pela síndrome, estão fadiga crônica, incapacidade de concentração, falta de sono e de apetite, tristeza profunda e sensação de vazio.

O não tratamento de tais sintomas podem levar a quadros mais agudos, como depressão e paranóia, causada pelo excesso de preocupação.

Como saber se sofro de síndrome do ninho vazio?

Cada personalidade vai reagir de forma diferente diante uma situação como essa. O sentimento de tristeza, saudade e até apatia é natural, pois faz parte do processo de adaptação do ser humano e precisa ser vivido para atingir novos conceitos de vida.

O que deve ser identificado é a intensidade dos sentimentos, tomando atenção quando eles começam a atrapalhar a vida e tirando a pessoa das suas atividades cotidianas.

O que a psicanálise diz sobre a síndrome?

O ninho tem a função de proteger os filhos até que eles cresçam e possam voar com as suas próprias asas. Quando isso acontece, significa que os pais ou tutores desempenharam sua função, e agora precisam dar lugar a uma nova perspectiva.

Associar a mudança de fases familiares com coisas boas é um desafio, já que nesse processo as pessoas então em contato com impulsos inconscientes, frustrações e retomam crises já superadas. A situação que, a princípio, aparenta ser negativa é, na verdade, uma oportunidade para abertura de novas possibilidades.

De que forma a psicanálise pode ajudar o indivíduo na recuperação?

A terapia continuada busca a satisfação pessoal e a conciliação com as situações da vida, construindo um olhar mais amplo sobre os contextos e as sensações.

A psicanálise é uma ferramenta que ajuda na compreensão dos sintomas do ninho vazio como manifestações que são necessárias para o crescimento e a abertura de novas fases na vida.

Para muita gente, o ninho vazio pode ser uma oportunidade para cuidar mais de si, retomar projetos antigos e trazer experiências renovadas.

A síndrome do ninho vazio deve ser acolhida como um momento de transição, entendido como necessário para instituir um novo status nas relações.

Você conhece alguém que já sofreu da síndrome do ninho vazio? Divida a sua experiência, deixando um comentário ao final deste post.

Conheça nossos cursos EAD

Sobre o autor

SBPI

Comentário